FISIOLOGISTA DO EXERCÍCIO
GESTOR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EMPRESARIAL
CREF-4/SP: 062470-G/SP.
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ATIVIDADE FÍSICA PARA TERCEIRA IDADE
ATIVIDADES FÍSICAS
ONDE E COMO PARTICIPARA DE ATIVIDADES FÍSICAS
Envelhecimento Saudável
Avaliações Físicas
Dinamometria
Direcionamento do Programa de Qualidade de Vida
ONDE TREINAR?!
Para Patinação de Velocidade e Manobras
Bike
Treinamento Físico
Condicionamento Físico Anaeróbico
Condicionamento Físico Aeróbico
Treinamento Físico na Infância e Adolescencia
Desenvolvimento Motor
Meus estudos
Relação entre força e peso corporal
Exercício Físico e o Diabete Mellitus tipo 2
Modificação de Pressão Arterial
Gestão da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida Empresarial
A musculação somada à GAT
GAT na qualidade de vida
GAT contra LER e DORT.
Benefícios empresariais e aos colaboradores
Ambiente de Trabalho
ATIVIDADES FÍSICAS

BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE


ESSE TEXTO QUE SEGUE ANEXO NOS MOSTRA UMA GRANDE VISÃO DAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM NA TERCEIRA IDADE, PORÉM, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ESSE TIPO DE LEITURA NÃO É IMPORTANTE SOMENTE PARA AQUELES QUE JÁ SE ENCONTRAM NA TERCEIRA IDADE, MÁS SIM PARA TODAS AS IDADES, POIS, PREPARA TODOS NÓS PARA ALCANÇARMOS ESSE ESTÁGIO COM SAÚDE PLENA E PODERMOS DESFRUTAR DESSA FASE QUE DEVE SER MARAVILHOSA, FASE NA QUAL O RÍTMO DE TRABALHO DIMINUI E MESMO ASSIM, O CORRETO SERIA, ESTAR GANHANDO MAIS E ASSIM APROVEITAR COM OS NETOS, AMIGOS, ESPOSA E MARIDO E FAZER MUITAS ATIVIDADES E VIAGENS.


BOA LEITURA


ATENCIOSAMENTE


ROBSON BALDINOTTI.

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EFEITOS BENÉFICOS DOS EXERCÍCIOS PARA TERCEIRA IDADE


Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade :


Melhora da velocidade de andar
Melhora do equilíbrio
Aumento do nível de atividade física espontânea
Melhora da auto-eficácia
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca
Melhora da ingestão alimentar
Diminuição da depressão


Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:


Fortalece os músculos das pernas e costas;
Melhora os reflexos;
Melhora a sinergia motora das reações posturais;
Melhora a velocidade de andar;
Incrementa a flexibilidade;
Mantém o peso corporal;
Melhora a mobilidade;
Diminui o risco de doença cardiovascular.


Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.




Fonte: Extraído do artigo - Vida ativa para o novo milênio
Victor K. R. Matsudo - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul

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